Seg, 18 de Dezembro de 2017
Dúvidas
PDF Imprimir E-mail

O QUE A FONTES & DADOS OFERECE?

O conhecimento de métodos e critérios para a realização de um trabalho de pesquisa são pontos fundamentais no trabalho da empresa. Fazer pesquisa requer experiência, sensibilidade e conhecimentos específicos. Nos trabalhos preservamos sempre a qualidade , confiabilidade e sigilo nas informações levantadas.


POR QUE FAZER PESQUISA?

Quem está bem informado, corre poucos riscos de errar em suas decisões. Antes de tomar qualquer decisão que possa ter impacto junto à opinião pública, a decisão mais inteligente é ouvir o que pensa a população.


AS PESSOAS CONFIAM NAS PESQUISAS?

O nível de credibilidade nas pesquisas tem aumentado expressivamente. As pessoas mostram-se mais familiarizadas com os resultados das pesquisas, principalmente pelo fato dos mesmos serem sempre divulgados pela mídia.

 


 

 



PORQUE TEM GENTE QUE NUNCA FOI ENTREVISTADA ?

Tem gente que confunde censo com pesquisa. No censo todas as pessoas que compõem a população são ouvidas, já na pesquisa apenas uma parte é entrevistada. A pesquisa é feita por meio de amostras até por uma questão de ordem econômica. Uma pequena parcela da população desde que seja fiel ao perfil geral, já tem condições de oferecer uma representação suficiente de todo o conjunto. O mais importante é que todos os grupos sociais e principais regiões estejam representados na amostra.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE PESQUISAS?


Os dois principais tipos de pesquisas que a Fontes & Dados trabalha são: quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa é aquela feita através de uma entrevista pessoal com aplicação de um questionário. Já a pesquisa qualitativa é feita junto a grupos selecionados de acordo com sexo, faixa etária e classe social.


PRA QUE SERVE A PESQUISA QUANTITATIVA ?

Ela procura sempre a qualidade da informação e não a quantidade. Ela explora em profundidade as implicações, razões e motivações quanto a determinados comportamentos.


COMO É FEITA A PESQUISA QUALITATIVA?

Por meio da formação de grupos estratificados e homogêneos o que permite uma dinâmica interna que promove a troca e conflito de opiniões o que torna o trabalho mais rico em termos de informações.


COMO SÃO FORMADOS OS GRUPOS DAS QUALITATIVAS?

A partir de um questionário, as pessoas são entrevistadas com objetivo de avaliar o potencial de cada participante dos grupos de qualitativas. Após a aplicação de questões filtro, as pessoas são recrutadas de forma criteriosa e apurada.


QUEM CONDUZ A PESQUISA QUALITATIVA?

É o moderador, uma pessoa experiente na moderação e analise das discussões. O moderador pela sua sensibilidade, perspicácia e conhecimento mostra-se atento a expressões e frases ditas pelo grupo, constituindo-se em caráter muitas vezes estratégico.


QUAL A IMPORTANCIA DE UM QUESTIONÁRIO ?

Uma das peças mais importantes de qualquer pesquisa é o questionário. A sua elaboração exige cuidados especiais e sua principal função é coletar de forma sistemática os dados que se desejam conhecer. As perguntas feitas aos entrevistados são os componentes mais importantes de uma pesquisa. São três os aspectos mais importantes para a formulação de boas perguntas elas devem ser:

  • Objetivas
  • Breves
  • Simples

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA PESQUISA NUMA ELEIÇÃO ?

As pesquisas servem para fornecer importantes subsídios para definir estratégias de campanha. Serve para que o político se mostre afinado com o eleitorado, conhecendo quem são eles, onde estão e o que pensam. As pesquisas quantitativas são uma das fontes mais ricas visando o planejamento de estratégias políticas, administrativas e mercadológicas. Na verdade as pesquisas e o marketing político são processos contínuos que não se restringem ao período eleitoral.


COMO SÃO INTERPRETADAS AS INFORMAÇÕES LEVANTADAS PELA PESQUISA?

Não basta fazer uma amostra correta e um questionário bem elaborado e preenchido. É preciso que a pesquisa seja bem interpretada. A chave de uma pesquisa é a interpretação correta de todas as informações levantadas. Uma análise apurada de todos os dados permite que a pesquisa possa ter um aproveitamento muito mais apurado. Cruzamentos de questões permitem uma leitura mais detalhada e recortada do perfil da população entrevistada.


COMO A PESQUISA É APRESENTADA

A partir da tubulação, processamento e cruzamento de todas as informações levantadas pela pesquisa, são gerados gráficos e tabelas permitindo melhor visualização dos resultados. No relatório consta uma análise apurada de todas as informações, alem de um sumário com recomendações.


PESQUISA CUSTA CARO?

Caro é tudo aquilo que não dá resultado. A pesquisa traz resultados e informações preciosas e que utilizadas de forma correta rendem dividendos importantes para quem fizer uso dela. A pesquisa é um precioso instrumento para avaliação do impacto de acertos e erros de determinadas ações.
 

Programa Trocando em Miudos     Sebrae      Portal do Investidor      INEP      Ipea      IBGE      Fundação Getúlio Vargas