Seg, 18 de Dezembro de 2017
DATA DE VALIDADE.
Escrito por Márcio Alvarenga    Dom, 25 de Dezembro de 2011 09:35    PDF Imprimir E-mail

Todo produto perecível tem uma data de validade, de remédio a alimentos. Bem, mas como o nosso assunto é pesquisa, ela também tem data de validade. Outro dia encontrei um empresário para o qual tinha realizado uma pesquisa de avaliação conceitual para a sua empresa, permitindo que ele conhecesse melhor o perfil da sua clientela. Abordamos justamente este assunto que trago aqui, a data de validade de uma pesquisa. Quando se trata de uma pesquisa comercial, existem vários parâmetros que devem ser levados em consideração, mas sobretudo a dinâmica do mercado. Hoje, principalmente num cenário de economia globalizada, os ventos que sopram lá, chegam aqui, o que muda é a intensidade. Quando você vai abrir um novo negócio, o principal objetivo a ser definido é quanto a existência de mercado para aquilo que você pretende. Quando  falamos sobre política  qualquer fato novo provoca mudanças, que bem por isso deverão ser detidamente avaliadas. Tão importante quanto observar a data de validade de uma pesquisa é ter condições de estabelecer um parâmetro comparativo. Dependendo da natureza da pesquisa, esse parâmetro comparativo só poderá prevalecer desde que haja um espaço de tempo razoável entre a realização de uma e outra pesquisa. O mais importante a ser observado é que em termos de pesquisa de mercado não há passado, nem futuro pois o que vale mesmo é o presente.

Última atualização ( Dom, 25 de Dezembro de 2011 09:54 )
 

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